Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

8 de janeiro de 2009

Síndroma do Nariz-Branco (I)

(fonte: http://www.vtfishandwildlife.com/Detail.cfm?Agency__ID=1423)

A Agência dos Recursos Naturais de Vermont (USA) lançou um aviso sobre a possibilidade dos cidadãos observarem uma actividade de morcegos anormal, mesmo durante o dia e apesar das baixas temperaturas que se fazem sentir.

Já no último Inverno se tinha verificado uma situação idêntica, e este comportamento deve-se ao síndroma do nariz-branco, que tem afectado morcegos em hibernação por todo o estado de Vermont. Os morcegos enfermos despertam da hibernação e abandonas as grutas e minhas na busca de alimento, acabando por procurar abrigo em residências, edifícios e outras estruturas, num esforço de sobreviver ao frio.

Como resultado os cidadãos que residem próximos de abrigos de morcegos estão a observar níveis de actividade e mortalidade pouco comuns nesta época. De acordo com os responsáveis do Departamento de Pesca & Vida Selvagem, este fenómeno está a ocorrer mais cedo do que o ano anterior, o que poderá indicar que as populações de morcegos estão cada vez mais comprometidas pelo síndroma do nariz-branco.

Para melhor compreender a dimensão desta doença o departamento criou um formulário on-line, e uma linha telefónica, onde os cidadãos podem reportar morcegos encontrados mortos ou moribundos, assim como observações de morcegos durante o dia.

Sem comentários: