Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

5 de novembro de 2011

41st Annual Meeting of the NASBR

Entre 26 e 29 de Outubro decorreu o 41st Annual Symposium on Bat Research, em Toronto, Canadá. De entre a comitiva Europeia que participou neste evento, os portugueses contaram com três participantes que contribuíram com duas comunicações orais e um poster.

Depois de ter ganho uma bolsa BCI a Helena Santos está uma vez mais de parabéns pelo prémio atribuído pela fundação Bacardi pela sua comunicação:
Using Species Distribution Modeling to Predict Bat Fatality Risk at Wind Farms—Helena Santos, Luísa Rodrigues, Gareth Jones and Hugo Rebelo. Este prémio assume ainda maior importância por ter sido alcançado no congresso Norte Americano.

Para além desta comunicação, a comitiva portuguesa apresentou ainda os seguintes trabalhos:
(comunicação oral)
Designing Monitoring Networks for Bats in Portugal to Detect Range Shifts Derived from Climate Change—Francisco Amorim, S. Carvalho, J. Honrado, and H. Rebelo

(poster)
Bridging the Gap: the Development of a New Trap to Capture Bats Roosting in Bridges—Francisco Amorim and Hugo Rebelo

Do lado Europeu o Professor Gareth Jones (University of Bristol) está também de parabéns pelo importante Gerrit S. Miller Award que, merecidamente, o junta a um restrito grupo de personalidades do mundo dos morcegos (ver aqui os vencedores de edições anteriores).

De realçar por último a grande qualidade das comunicações desta edição, sendo que os resumos podem ser consultados aqui.

Sem comentários: