Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

13 de janeiro de 2010

Síndroma do nariz branco detectado em França

Uma equipa de investigadores detectou um morcego com síndroma do nariz-branco em França. O indivíduo foi detectado durante uma intensa monitorização de hibernação, o que sugere, uma vez mais, a importância de todos os que visitam abrigos estarem atentos aos sinais.


Myotis myotis com síndroma do nariz branco

Até ao momento esta enfermidade só tinha sido detectada nos EUA, e embora já tivesse sido avançada a possibilidade de estar também presente na Europa (ver aqui) este é o primeiro caso confirmado. Este fungo (
Geomyces destructans) já foi responsável para morte de mais de 1 000 000 de indíviduos nos EUA, havendo casos de colónias em que todos os indivíduos morreram.

Os autores do estudo, que pode ser consultado aqui, sugerem três cenários possíveis. O primeiro cenário, e aquele que merece maior preocupação, seria que o fungo só agora tivesse chegado à Europa, estando todos os morcegos em risco. Num segundo cenário o fungo já estaria presente na Europa por um longo período, o que significaria que os morcegos europeus teriam desenvolvido imunidade. Este perspectiva seria muito animadora, já que, ao perceber as características que permitiram desenvolver esta imunidade dar-se-ia um importante contributo para evitar a sua propagação nos EUA. O terceiro cenário aponta a possibilidade do fungo
Geomyces destructans não ser o primeiro responsável pela mortalidade, mas sim um oportunista que surge em indivíduos já comprometidos por outros agentes patogénicos

Segundo o mesmo artigo, uma vez que o indivíduo não se encontrava com peso abaixo da média, sintoma característico dos morcegos vítimas deste síndroma nos EUA, é possível que estejamos perante o segundo ou terceiro cenário.

Vale a pena ficar atento!

Artigos relacionados neste blog
Síndroma do Nariz Branco (III)
Estarão os espeleólogos e curiosos a contribuir para a disseminação do WNS
Síndroma do Nariz-Branco (II)
Poderá ter sido identificado o responsável pelo síndroma do nariz-branco
Síndroma do Nariz-Branco (I)

Sem comentários: