Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

25 de maio de 2009

Apontamentos de Viagem - Roma

Estive recentemente em Roma, e embora de férias, não pode deixar de reparar em alguns pormenores curiosos no que diz respeito a morcegos.

No "Parco del Colle Oppio", numa das zonas mais turísticas de Roma, uma placa informativa chamava a atenção para alguma da fauna que aí se poderia encontrar, sem esquecer os morcegos para os quais eram referidas duas espécies
Pipistrellus kuhli (Morcego de Kuhli) e Tadarida teniotis (Morcego rabudo) - ambas também presentes em Portugal. As ilustrações das espécies eram acompanhadas por uma nota explicativa sobre os seus comportamentos. Este é um exemplo muito simples e prático do que se pode fazer para chamar atenção do público para a necessidade de preservação dos morcegos, contribuindo também para a sua desmistificação.
Enquanto passeava pelas ruas de Roma, absorvendo toda a sua monumentalidade, não deixava de pensar como aquela era a cidade perfeita para espécies fissurículas (que utilizam fissuras como abrigo), como o Morcego Rabudo que tinha visto anteriormente no placar. Sentado em frente ao Pantheon, fui-me deixando levar pelo bulício da cidade até ao escurecer. Sem surpresa fui ouvindo um e outro Morcego Rabudo (esta é a única espécie que em Portugal se pode ouvir facilmente sem recurso a detectores de ultra-sons), o frenesim foi-se tornando maior e o barulho produzido por estes morcegos começava a despertar não só a minha atenção, mas também a de todos os que estavam sentados na "Piazza della Rotunda" contemplando o Pantheon. Foi então que percebi que na arcada deste edifício havia um grande número de morcegos a voar, Morcegos Rabudos, claro está, e ao dirigir-me para este local pude observar um magnífico espectáculo de voo e som naquela que, provavelmente, será uma das muitas colónias desta espécie, abrigada num dos principais edifícios da cidade. Foi curioso verificar que os turistas que aqui se dirigiam perguntavam aos guias o que era aquele ruído, e da minha rudimentar compreensão de Italiano lá fui percebendo que os guias explicavam com naturalidade que se tratavam de morcegos... Por entre reacções de curiosidade e receio, todos ficavam um pouco mais esclarecidos.
Pantheon

Sem comentários: