Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

3 de abril de 2009

Morcegos em Mina de Água

Este vídeo foi filmado à entrada (ou saída, do ponto de vista dos morcegos) de uma mina de água, enquanto saíam para uma noite de caça foi possível identificar a presença da espécie Rhinolophus hipposideros (Morcego-de-Ferradura-Pequeno).

Esta espécie está classificada como Vulnerável no nosso país, o que lhe confere estatuto de ameaça. Não é uma espécie estritamente cavernícola, podendo criar em edifícios, grutas e minas, no entanto, geralmente, hiberna em abrigos subterrâneos. Caça essencialmente em áreas florestadas, mas pode também utilizar zonas de pastagens e zonas ribeirinhas. De entre as principais ameaças destacam-se a degradação do habitat por acção humana (destruição de abrigos, alteração de áreas de alimentação e uso de pesticidas. Por ser uma espécie de voo baixo, está particularmente sujeita a mortalidade por atropelamento. (Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal)

Sem comentários: