Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

4 de novembro de 2009

Morcegos e vinhas

(ver a noticia completa na Bat Consrvation Times)

Desde que o Morceguismos foi criado temos dado alguma importância ao papel que os morcegos podem desempenhar enquanto controladores de populações de insectos (Controlo de pragas em Deltona e Morcegos são biopesticidas). No caso concreto da agricultura, e em particular em sistemas de agricultura biológica, os morcegos podem ser importantes no controlo de pragas agrícolas. Este mês, através da Bat Conservation International, chega-nos, dos Estados Unidos, mais um exemplo interessante.

Numa exploração vitivinícola com fins comerciais, os produtores tentam, dentro do possível, manter uma um modo de produção orgânico, e para isso contam com a importante ajuda de um exército de morcegos. Após terem conhecimento que os morcegos predavam gafanhotos, responsáveis pela transmissão de uma doença devastadora para a indústria do vinho (doença de Pierce), decidiram colocar caixas abrigo na sua exploração. Passado um ano os morcegos ocuparam as caixas e desde então os produtores afirmam nunca ter tido problemas com a doença de Pierce ou outras doenças transmitidas por insectos. Ainda não existem evidências cientificas sobre o papel dos morcegos no controlo desta doença, mas ter morcegos só pode ajudar.

Como se sabe a industria vitivinícola é extremamente importante para a economia do nosso país e as pragas podem causar danos avultados. Os morcegos são predadores de uma grande diversidade de insectos, para além disso alguns investigadores sugerem que os insectos evitam áreas onde há morcegos a caçar, assim a colocação de caixas abrigo é uma técnica que deve ser considerada em todo o tipo de explorações agrícolas, em particular de agricultura biológica.

1 comentário:

Filipa Almeida disse...

Olá,

achei muito interessante este tema, e tenho todo o interesse, como poderei ter mais informações acerca deste tema "Morcegos e Vinhas"? Já foi feita alguma experiência em Portugal? Será que há alguem interessado em fazer esta pesquisa e com quem pudesse falar?

Filipa Almeida