Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

20 de julho de 2009

Mariposa causa interferência em sonar de morcegos (I)

A possibilidade de algumas espécies de mariposas emitirem ultra-sons que interferem com o sistema de ecolocalização dos morcegos já é discutida há algum tempo, mas um estudo recentemente publicado na Science vem agora confirmar este mecanismo de defesa.

Este estudo, que utilizou um sistema de gravação de ultra-sons e gravações vídeo de infravermelhos de alta velocidade, permitiu observar as interacções entre uma espécie de mariposa (Bertholdia trigona) e de morcego (Eptesicus fuscus), confirmando que a mariposa emite ultra-sons que interferem com o o sonar dos morcegos. O mecanismo de defesa agora descoberto alarga o repertório disponível destas presas na longa batalha evolutiva entre insectos e morcegos. Outros mecanismos de defesa passam pela emissão de ultra-sons que avisam os morcegos sobre espécies de mariposas tóxicas, ou que causam alguma confusão nos morcegos, permitindo às mariposas ganhar algum tempo. A grande vantagem do novo mecanismo é a sua eficiência, já que ao interferir com o seu mecanismo diminui a sua eficiência de captura.

Enquanto as mariposas conseguiam emitir ultra-sons, os morcegos não as conseguiam capturar.

Mas quando os cientistas alteraram as estruturas que permitiam às mariposas produzir ultra-sons, eram facilmente capturadas.

Sem comentários: