Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

12 de março de 2009

BBC: Cork - Forest in a Bottle

O montado é um habitat único, caracterizado por uma paisagem diversificada que permite a proliferação de um grande número de espécies. No entanto a sua manutenção está dependente da indústria de extracção de cortiça, a qual tem sofrido com as directivas europeias e a introdução das rolhas de plástico. A diminuição da exploração da cortiça, e o progressivo abandono deste frágil ecossistema, poderão ter consequências graves para a biodiversidade.

A sua importância levou a cadeia televisiva BBC a produzir um documentário sobre este ecossistema, e na vasta lista de espécies mencionadas surgem algumas espécies de morcegos, como o Morcego de Peluche (Miniopterus schreibersii). Deixo aqui o excerto do documentário!



Desde já os parabéns à Ana Rainho e ao Tiago Marques, bem como a todas as outras pessoas que contribuíram para este documentário.

Sem comentários: