Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

11 de janeiro de 2010

AnaBat GML remote download

Mais um interessante equipamento para quem trabalha em monitorização de morcegos, este desenvolvido pela Titley Electronics e para ser utilizado com o AnaBat. O GLM remote dowload permite aos utilizadores do AnaBat fazer o download dos dados todos os dias através da rede de telemóvel GPRS para um website que pode ser acedido em qualquer local com acesso à internet. Através do site GetMyLog, o utilizador pode ainda verificar o estado do detector, alterar as definições de gravação, fazer o upload de dados ou verificar o estado da bateria. Ao utilizar este tipo de equipamento combinado com uma estação automática, é possível diminuir a possibilidade de perda de dados devido a vandalismo, mas também a necessidade de visitas ao campo.

Esta é uma solução que deve ser considerada por todos aqueles que têm realizado trabalhos de monitorização, e poderá ser particularmente interessante no acompanhamento em parques eólicos, nomeadamente quando esteja envolvida a realização de escutas em altitude.


Sem comentários: