Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

29 de maio de 2011

Colónia de criação de Myotis emarginatus

Em 2008 fizemos referência à presença de uma colónia de morcegos que se abriga no Mosteiro de Tibães. Desde então temos vindo a acompanhar esta colónia, tendo-se confirmado que se tratava de uma colónia de criação, sem que no entanto fosse possível determinar a espécie. A dúvida recaía entre duas espécies Myotis escalerai (na altura M. nattereri) e M. emarginatus.

No passado dia 23 de Maio eu, o Hugo Rebelo e a Rachael Cooper-Bohannon (uma colega que nos veio visitar) fomos ao mosteiro com a intenção de capturar alguns indivíduos e finalmente confirmar a espécie. A captura não foi fácil, foi necessário colocar uma rede na única saída possível, mas talvez desconfiados pela nossa presença ou por já terem crias (hipótese que viemos a confirmar mais tarde), apenas alguns indivíduos levantaram voo e estes pareciam detectar facilmente a rede, aproximando-se e afastando-se sem nunca lhe tocarem. Ao fim de alguma insistência capturámos um indivíduo, o suficiente para confirmar a espécie e ao mesmo tempo minimizar a perturbação da colónia.

Trata-se de uma colónia de criação de
M. emarginatus, espécie cuja ocorrência no nosso país é pouco conhecida, estando apenas registada mais uma colónia de criação desta. A sua distinção entre outras espécies do grupo dos Myotis "pequenos" pode ser feita pela chanfradura muito marcada na parte de cima da orelha (forma um ângulo quase recto - ver figura adaptada de Rodrigues et al., 2011)

O indivíduo capturado era uma fêmea lactante, o que permitiu confirmar que se tratava de uma colónia de criação e que, apesar de um pouco mais cedo do que é costume, as crias já teriam nascido.
Importa referir que a permanência desta colónia ao longo dos anos no Mosteiro de Tibães, numa zona nobre do mosteiro e que serve de passagem aos visitantes, é um excelente exemplo de convivência entre o património construído e o património natural. Os morcegos agradecem o interesse demonstrado pelos que trabalham no mosteiro e nós agradecemos por nos receberem sempre tão bem e com tanto entusiasmo.

Sem comentários: