Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

2 de fevereiro de 2009

Síndroma do Nariz-Branco (II)

Nos últimos dias as notícias sobre o Síndroma do Nariz-Branco têm chegado em catadupa, e os números avançados são avassaladores. Dia a dia vão surgindo informações de um maior número de colónias afectadas, e o fenómeno, que no ano passado tinha sido identificado em apenas dois estados Norte Americanos, está agora a alastrar-se.

Apesar das baixas temperaturas que se fazem sentir o número de casos de morcegos a voarem, mesmo à luz do dia, é cada vez maior, bem como o número de cadáveres encontrados. Com uma mortalidade tão elevada, as preocupações começam agora a voltar-se para as pragas de insectos que, ao confirmar-se uma redução significativa de indivíduos nas colónias de morcegos locais, poderão causar sérios estragos no Verão, não só porque alguns destes insectos são transmissores de doenças, mas principalmente por serem pragas agrícolas, o que poderá causar sérios problemas ao nível da produção de alimentos.

A causa desta mortalidade ainda não é totalmente compreendida, e entre os cientistas existe um sentimento generalizado de impotência, uma vez que não têm como combater ou prevenir o que não conhecem. A gravidade deste fenómeno faz com que mereça destaque em duas das principais newsletter da área, a Bat Conservation Times e a Bat e-Bulletin da Bat Conservation Trust, e apesar de não ter sido diagnosticado nenhum caso deste Síndroma fora dos Estados Unidos, a Bat Conservation Trust disponibiliza um guia para especialistas e espeleólogos, que dá indicações sobre os sinais a que se deve estar atento bem como as precauções a ter, o guia pode ser descarregado aqui.

Resta-nos esperar que os cientistas a trabalhar neste fenómeno consigam encontrar uma solução o mais rapidamente possível.



Outras Leituras


- Bats in the News ~ WNS Spreads
- White-nose Syndrome
- Mystery Illness Kills Thousands Of Bats In The Northeast
- Bat plague fallout: More bugs, fewer crops?
- Biologists probe bat plague mystery
- White nose syndrome now threatening Pennsylvania bats

Sem comentários: