Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

16 de abril de 2009

Endoscópio e Câmara

Quem trabalha com morcegos já se deparou certamente com a necessidade de espreitar para dentro de um buraco numa árvore, ou para uma fissura de uma rocha ou de um edifício. Já há algum tempo que pesquiso equipamentos que permitam monitorizar este tipo de abrigos, ou mesmo caixas abrigo, causando a menor perturbação possível, mas ou porque os preços são sempre elevados, ou porque as dimensões não são adequadas, ainda não tinha encontrado uma solução satisfatória. Deixo-vos agora dois equipamentos que poderão permitir espreitar para aquele pequeno buraquinho que nos chama a atenção.

Endoscópio: Uma das vantagens é possuir um cabo rígido, mas maleável, o que permite orientar a câmara para o local pretendido, para além disso é também possível comprar uma extensão. A dimensão da câmara (17mm) é também uma vantagem na monitorização de pequenas fissura. As principais desvantagens são não permitir gravar as imagens obtidas, e utilizar iluminação no espectro visível, o que poderá perturbar os morcegos.
Descrição e compra do produto na NHBS e no ebay

Câmara: A grande vantagem deste produto é possuir tecnologia night vision, e um conjunto de leds de luz infravermelha, o que diminuí a perturbação dos morcegos. Para além disso é possível gravar as imagens obtidas num cartão de memória. Ao contrário do endoscópio não possui um cabo, sendo que as imagens são transmitidas utilizando tecnologia wirelless, esta característica obriga a que o utilizador tenha de adaptar um cabo ou mastro, para aceder aos local pretendido. A câmara é um pouco maior que a do endoscópio, embora as dimensões ainda sejam aceitáveis (25x66x25 mm - a base pode ser retirada).
Descrição e compra do produto na KGBcameras

Sem comentários: