Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

25 de maio de 2009

Effectiveness of Changing Wind Turbine Cut-in Speed to Reduce Bat Fatalities at Wind Facilities

Depois de em 2008 a BWEC ter iniciado uma experiência controlada para testar o efeito da cessação do funcionamento dos aerogeradores durante o período de actividade de morcegos na sua mortalidade (ver aqui), surgem agora os primeiros resultados. Publicado em Abril, este primeiro relatório (disponível aqui) sugere que esta medida pode resultar numa redução significativa da mortalidade de morcegos em parques eólicos, alertando no entanto para a necessidade de continuar a testar esta medida.
De acordo com os resultados obtidos, a aplicação desta medida poderá conduzir a uma redução de 53% a 87% da mortalidade, sendo que a definição de um limite de velocidade de vento abaixo da qual os aerogeradores param de funcionar de 5 m/s ou 6,5 m/s, parece ter pouca influência na redução da mortalidade. Esta medida resultaria, para o período considerado (26 de Julho a 11 de Outubro) numa redução na produção de 3%, no caso de um limite de 5 m/s, e 11%, no caso de um limite de 6,5 m/s, a que corresponderia uma redução global de 0,3% e 1% respectivamente. Em termos económicos, para as empresas que exploram os parques eólicos, haverá outros factores a ter em conta, mas numa primeira análise poderá conseguir-se uma redução muito significativa da mortalidade, com baixos custos para o promotor. Uma medida de minimização a ser encarada de uma forma mais séria num futuro próximo.

Sem comentários: