Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

2 de novembro de 2008

Biblioteca Mundial de Morcegos

Recentemente tomei conhecimento, através do Foro Murcielágos, da existência de uma Biblioteca Mundial de Morcegos que integra a biblioteca do Museu de História Natural de Genève. No site da biblioteca é possível pesquisar uma vasta base de dados de artigos, e solicitar cópias dos mesmos.

Não compreendi de imediato se o envio dos artigos era feito mediante pagamento ou não, e por isso decidi experimentar antes de divulgar. Solicitei um artigo, e alguns dias depois recebi-o na minha morada sem qualquer custo. Com o artigo chegou também uma carta onde o Centre de coordination ouest pour l'étude et la protection des chauves-souris esclarecia que os artigos são enviados de forma gratuita agradecendo que a mesma instituição seja mencionada em qualquer publicação decorrente desta "colaboração". Pedem ainda, caso seja possível, a inclusão de uma cópia do artigo do requerente.

Fica a referência a uma excelente iniciativa que permite que todos tenham acesso a artigos da especialidade.

Sem comentários: