Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

27 de janeiro de 2010

Resposta da PCMA a "invasão" de morcegos

Por cá não é muito comum ouvir-se falar-se de problemas com morcegos em edifícios de utilização pública, e muito menos de extremínio de animais, mas na Argentina, no passado dia 20 de Janeiro, foi publicada uma notícia com o título "Invasión de Murciélagos en Tribunales de Argentina".

De acordo com a notícia os morcegos teriam "invadido" um tribunal. Esta notícia desencadeou uma interessante troca de ideias na lista de discussão do PCMA (Programa de Conservación de Murciélagos de Argentina). Tendo em conta a grande expansão urbana que se verifica um pouco por todo o mundo, os morcegos, como outros animais, ao perderem importantes áreas de abrigo encontram nos edifícios e estruturas urbanas uma oportunidade de abrigo. A falta de informação e conhecimento, bem como os mitos criados em torno dos morcegos fazem com que estes sejam muitas vezes tratados como uma "praga" que não são. Para este comportamento muito contribuem as notícias alarmistas de media pouco informados sobre estes assuntos.

Uma das primeiras ideias que gostaria de realçar é que, provavelmente, os morcegos não invadiram os tribunais, e já estariam a utilizar o edifício como local de abrigo (por exemplo o sótão). Em resultado de algum tipo de perturbação os animais terão abandonado o local de abrigo durante o dia, começando a voar no interior do edifício, importa realçar que os morcegos são animais de hábitos nocturnos pelo que esta é uma situação bastante atípica. Uma das principais preocupações da PCMA prendeu-se com a forma como as autoridades poderiam estar a lidar com a situação, nomeadamente a possibilidade de envenenamento dos indivíduos. Esta "solução" pode resultar em maiores riscos para a saúde pública já que poderá haver maior contacto entre humanos e morcegos moribundos, e consequentemente maior probabilidade de transmissão de raiva.

Numa rápida resposta a PCMA decidiu enviar um comunicado de imprensa a vários media argentinos, esperando com isso ter a oportunidade de prestar alguns esclarecimentos e contribuir para uma discussão aberta e construtiva.

Porque nunca é demais relembrar, em portugal o ICNB garante a exclusão de morcegos em edifícios, bastando para isso contactar esta instituição.

Em baixo deixo o comunicado (em Espanhol):

Soy miembro del Programa de Conservación de los Murciélagos de Argentina PCMA que trabaja a nivel nacional y al que pertenecen científicos, biólogos y ciudadanos en general, interesados en proteger a estos animales beneficiosos e indefensos. Quiero aclarar que los murciélagos son mamíferos de gran importancia para el Ecosistema. Son muy útiles para mantener el equilibrio ecológico de diversas plagas de insectos, de los que se alimentan. Lamentablemente en las áreas urbanas suelen elegir construcciones hechas por el hombre para formar colonias y tener a sus crías. La falta de información y de conocimiento y los mitos que se han creado alrededor de estos mamíferos hace que sean perseguidos como "plagas", lo que definitivamente no son.


Seguramente lo que ha sucedido en los Tribunales de Bahía Blanca no es una "invasión" como ha sido planteada. Es muy probable que los murciélagos habiten este edificio desde hace ya mucho tiempo y algo debe haber sucedido para que el hombre descubriera su presencia allí. Los murciélagos tienen hábitos nocturnos y no se ven volando de dia.

Hay protocolos de exclusión que establecen cual es la mejor forma para excluirlos de un edificio cuando su presencia no es deseada. Estos protocolos protegen la vida de los murciélagos y la salud del hombre. El exterminio mediante veneno es muy peligroso y contraindicado para la salud del ser humano. Además de que los tóxicos son tóxicos para ambas especies, los murciélagos moribundos caen al suelo y pueden entrar en contacto con la gente. En el hipotético caso de que alguno de ellos este infectado con rabia, las posibilidades de que alguien toque un murciélago y sea mordido, aumentan considerablemente con respecto a las condiciones normales en que ambos grupos ( murciélagos y humanos ) conviven naturalmente.

Me ofrezco para que se contacten conmigo para ampliar el tema a cerca del que tengo mucho que decir y que puede asombrar a mas de uno.

El PCMA tiene una pagina en www.pidba.com.ar donde hay un link al PCMA. Ente otros, nuestros objetivos son desmitificar a los murciélagos, informar a la población como debe proceder si encuentran un murciélago caído o que haya entrado en alguna habitación de la casa, como proceder ante la presencia de colonias en lugares no deseados y cual es realmente el riesgo de contraer la rabia por contagio de un murciélago. Adelanto que la posibilidad de contraer rabia por contagio de un murciélago es considerablemente menor que la de contagio por mordedura de un perro o de un gato.

Invito a Ustedes a contactarse conmigo.

Desde ya muchas gracias por su atención.

Cordialmente
Susana Rosenfeld

Sem comentários: