Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

25 de setembro de 2008

Noite dos Morcegos no Mosteiro de Tibães (I)

A noite dos Morcegos no Mosteiro de Tibães vai ter lugar no dia 26 de Setembro, pelas 21h no Mosteiro de S. Martinho de Tibães (em Braga). A idade mínima de participação são 12 anos e as inscrições devem ser feitas através dos seguintes contactos 253622670 | 253623950.

Esta iniciativa está integrada nas Jornadas Europeias do Património, e pretende consciencializar o público para a importância dos morcegos e para necessidade de contribuir para a sua conservação, pois não nos podemos esquecer que 9 das 26 espécies presentes em Portugal estão ameaçadas.
Está programada uma visita nocturna aos habitats existentes no Monumento onde será possível a observação e detecção acústica de morcegos. Aconselha-se o uso de roupa quente e confortável e se possível fazerem-se acompanhar de uma lanterna.

A actividade será conduzida por dois alunos de Biologia-Geologia da Universidade do Minho, contando com a colaboração de Francisco Amorim.


Um agradecimento especial ao Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e à empresa Plecotus – Estudos Ambientais, Unip. Lda. por disponibilizarem os detectores de ultra-sons.


Convidamos todos os interessados a participarem!

Sem comentários: