Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

6 de janeiro de 2010

Campo Científico na Serra da Estrela (II)

Já está disponível o relatório final do Campo Científico organizado na Serra da Estrela pela Sociedade Holandesa de Mamologia. O download pode ser feito aqui.

No total registaram-se 40 espécies de mamíferos o que, em conjunto com as observações de aves, anfíbios, répteis, borboletas e libélulas, resultou num total de mais de 1000 observações. Das 40 espécies de mamíferos, 19 dizem respeito a morcegos destacando-se as espécies do género Rhinolophus, Barbastella barbastellus, Myotis bechsteinii e Pipistrellus pygmaeus.

Para além de uma cópia do relatório em formato papel, a Sociedade enviou, a todos os participantes, um cd com todos os dados e ainda uma t-shirt do campo de trabalho. Uma vez mais um grande obrigado a todos os que tornaram esta iniciativa possível.


Sem comentários: