Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

8 de setembro de 2009

Campo Científico na Serra da Estrela (I)

Entre 27 de Julho e 7 de Agosto decorreu na Serra da Estrela mais um Campo de Trabalho organizado pela Sociedade Holandesa de Mamologia, contando com a colaboração do CISE e do Paulo Barros. Todos os anos esta Sociedade reúne um grupo de voluntários que se desloca a um país para, em tempo recorde, reunir o máximo de informação possível sobre mamíferos (e não só...). Estes campos de trabalho estão abertos a todos os que, no país de acolhimento, estejam interessados em participar e colaborar.
Myotis myotis (Jan Buys)Plecotus austriacus (Jan Buys)
Este ano o campo base foi em Loriga e contou com a participação de cerca de 40 pessoas (entre Holandeses, Portugueses e Belga!). O grande número de participantes, que trabalhou de forma incansável e dedicada durante quase duas semanas, permitiu reunir uma grande quantidade de informação na área do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE). No total foram identificadas 39 espécies de mamíferos, das quais 20 são morcegos, o que se traduz em 83% das espécies de morcegos dadas para Portugal continental. Destas 20 espécies duas são novas para o PNSE (Pipistrellus pygmaeus e Myotis bechsteinii), havendo ainda a possibilidade de se vir a confirmar uma terceira. (poderão consultar aqui a lista completa de espécies)

No que diz respeito aos morcegos notou-se um grande empenho de todos os participantes na prospecção de abrigos, resultado que foi recompensado pelo número encontrado (entre edifícios, minas de minério, minas de água, etc.). Para além deste método de amostragem foi realizado um grande esforço de captura utilizando o método de redes, o que permitiu confirmar a presença de um elevado número de espécies normalmente difíceis de confirmar com outros métodos (como as espécies de Myotis mais pequenas, e as do género Plecotus). Foram ainda realizadas várias excursões com detectores de ultra-sons que permitiram a identificação de várias espécies.
Nyctalus leisleri (Jan Buys)Pipistrellus pygmaeus (Jan Buys)
Myotis daubentonii (Jan Buys)Barbastella barbastellus (Jan Buys)
Para os restantes mamíferos foram utilizados métodos de captura com recurso a diferentes tipos de armadilhas, bem como armadilhagem fotográfica e vídeo (podem ver alguns destes resultados no final da página aqui)

De destacar, para além da iniciativa por si mesma, a organização e o fluxo de informação
, actualizada diariamente, no decorrer do campo. Destaque ainda para o bom ambiente que se viveu e o empenho de todos os participantes.

Parabéns a todos os que estiveram envolvidos, e em particular a toda a organização! Voltaremos a este tema assim que o relatório tenha sido publicado.

Relembramos que já em 2003 a mesma Sociedade tinha organizado um campo de trabalho no Parque Natural do Alvão e cujo relatório está disponível aqui.

Vejam mais fotos no slide-show na coluna do lado direito!

Sites para consultar e acompanhar:
- Sociedade Holandesa de Mamologia - toda a actualização do campo aqui
- Jan Buys - fotografias do campo aqui
- Jan Buys - fotografias de morcegos aqui
- Bart Noort - fotografias do campo aqui
- Jasja Dekker - fotografias do campo aqui

Sem comentários: