Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

27 de outubro de 2008

Experiência controlada testa o efeito da paragem de aerogeradores na mortalidade de morcegos

Uma notícia publicada no RenewableEnergyWorld.com no dia 22 de Outubro com o título Important Wildlife Work Underway at Iberdrola Wind Farm on Former Coal Mine, despertou a atenção do Morceguismos. A notícia pode ser lida na íntegra aqui.

A Bat Conservation Internaional (BCI), numa parceria com Iberdrola, conduziu, através do Bats and Wind Energy Cooperative (BWEC), uma experiência controlada em que aerogeradores previamente seleccionados foram parados em condições de vento e em períodos nos quais os morcegos parecem estar mais vulneráveis. Esta iniciativa representa o primeiro esforço para compreender o efeito da paragem de aerogeradores na diminuição da mortalidade de morcegos.

Desta notícia destaco uma frase proferida por Ed Arnett (investigador principal da BCI), porque traduz o que também a mim me tem atraído para estudar (modestamente) esta temática "What excites me as a scientist is that this is a very applied problem. We need to develop renewable energy resources, and we would like to develop those responsibly".

Chamo ainda a atenção para uma questão deixada em aberto, apesar destas medidas poderem ser parte da solução, muito mais há a fazer.

O Morceguismos fica a aguardar com expectativa os resultados desta experiência, lançando desde já o desafio a todas as partes para que comecem a pensar nesta solução como uma medida de minimização para o futuro.

Sem comentários: