Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

31 de agosto de 2009

Morcegos utilizam "canções de amor"

Kirsten Bohn, que se encontra a realizar um pós-doutoramento na Texas A&M University, concluiu que os morcegos da espécie Tadarida brasiliensis cantam enquanto estão pendurados, por vezes batendo as asas e libertando um liquido odorífero, com o objectivo de atraírem as fêmeas. Já se sabia que os morcegos comunicam entre si utilizando aquilo a que se chama "chamamentos sociais", mas o objectivo com que o fazem não era totalmente compreendido, este estudo fornece agora novas pistas sobre a comunicação entre indivíduos.

O artigo completo pode ser descarregado gratuitamente em PLoSone, sento também possível ouvir uma amostra destes chamamentos aqui. Fica também um vídeo.


1 comentário:

Anónimo disse...

Estou absolutamente fascinada. Espantoso! Obrigada por nos proporcionarem(a quem gosta, como eu, destas animais maravilhosos) este privilégio.