Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

5 de junho de 2009

XIII Noite Europeia dos Morcegos - Sintra 20 de Junho

A Fundação Cultursintra em parceria com a Federação Portuguesa de Espeleologia e Associação dos Espeleólogos de Sintra e com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, da Câmara Municipal de Sintra e do AIPT- Comité da UNESCO para o Ano Internacional do Planeta Terra, irá promover a XIII Noite Europeia dos Morcegos, que terá lugar no dia 20 de Junho de 2009, na Quinta da Regaleira – Sintra.

Esta iniciativa, que resulta do Acordo Europeu para a Conservação dos Morcegos a que Portugal aderiu, tem por objectivo alertar a comunidade, em geral, e a população escolar, em particular, para a importância da conservação dos morcegos e desmistificar preconceitos e superstições sobre estes animais, assim como dar a conhecer o trabalho de salvaguarda, estudo e conservação já realizado em Portugal no geral e em Sintra em particular.

Em Portugal, encontram-se ameaçadas de extinção várias espécies de morcegos. Este grupo de mamíferos é muito importante para o Homem. Contribui para o controlo das populações de insectos, que constituem pragas agrícolas e são transmissores de doenças.

Neste contexto, a iniciativa conta com diversas actividades programadas destinadas ao público em geral (1)– infantil, juvenil e adultos, assim como com a inauguração do novo morcegário laboratorial (2), lançamento do projecto para a implantação de um Centro de Conservação de Morcegos(3) e ainda uma sessão especial da Regaleira Subterrânea(4) que inclui a demonstração da actividade de captação de ultra sons emitidos por morcegos, observação das suas saídas dos abrigos e as suas manobras de caça em voo.

As actividades irão desenrolar-se entre as 15:30h e as 23:00 h.

1 – 15:30-17:30 -Bloco de jogos de ar livre demonstrativos do ciclo de vida dos morcegos – Criação, Alimentação, Hibernação – dando a conhecer os desafios que os morcegos têm que enfrentar e que estão na base de se encontrarem ameaçados de extinção;

2 – 18:30-19-30 -Inauguração do Morcegário Laboratorial destinado ao acolhimento da maior colónia conhecida em Portugal de criação de Morcegos-de-Ferradura-Pequeno, ao estudo das variáveis de construção de abrigos alternativos e comportamentos das diferentes espécies e divulgação ambiental na conservação das espécies para o público em geral e especialistas ao nível mundial;

3-19:30-20:00 -Breve apresentação do projecto para a implantação de um Centro de Conservação de Morcegos em Sintra;

4-20:30-23:00 -Regaleira Subterrânea (Especial- Noite dos Morcegos) - demonstração da actividade de captação de ultra sons emitidos por morcegos, observação das suas saídas dos abrigos e as suas manobras de caça em voo, visita aos subterrâneos – abrigos potenciais – com explicação do espaço envolvente.

Inscrições: Cultursintra

Contacto: Gabriel Mendes - 962924142

Sem comentários: