Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

10 de dezembro de 2008

Turbinas eólicas inteligentes para proteger morcegos?

Investigadores espanhóis ultimam turbinas eólicas inteligentes para proteger as aves

Investigadores espanhóis do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) e da Fundação Migres estão a ultimar um dispositivo que será capaz de detectar a presença de aves e a sua trajectória para suspender as pás das torres eólicas e evitar a colisão e morte dos animais, noticia hoje o “El Mundo” online.

A notícia integral pode ser consultada no Público, e a notícia original no El Mundo.

Talvez esta possa ser uma medida de minimização a considerar também para os morcegos, cuja mortalidade em parques eólicos é significativamente superior à registada para aves. No entanto a notícia refere um raio de detecção de 750 m para aves de grande porte, fica a dúvida se o sistema também será eficiente para animais bastante mais pequenos como os morcegos.

Lanço ainda a questão, estarão as empresas que exploram os parques eólicos dispostas a parar a produção cada vez que uma ave (ou morcego) se aproxima de um aerogerador?

Sem comentários: