Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

5 de maio de 2010

Cidades italianas recorrem a morcegos como alternativa aos insecticidas

Já não é a primeira vez que chamamos a atenção para o potencial dos morcegos enquanto predadores de pragas agrícolas e até mesmo controladores da população de insectos nas zonas urbanas. Aqui fica mais um exemplo que nos chega de Itália

Cidades italianas recorrem a morcegos como alternativa aos insecticidas
in Ciência Hoje

A Universidade de Florença, em Itália, lançou uma campanha intitulada “Um Morcego Amigo”, cujo objectivo é envolver a população na conservação deste animal, assim como integrá-lo num sistema biológico para eliminar mosquitos, em alternativa a insecticidas.

Grande parte das cidades italianas aderiu a esta iniciativa, pelo que estão a colocar em vários locais públicos caixas de madeira que servem de refúgio
para que os morcegos - considerados excelentes predadores de insectos – possam hibernar e reproduzir-se.

Esta campanha pretende ainda trazer de volta às cidades estes mamíferos voadores que, devido à poluição do ar e à falta de locais para se instalarem, foram desaparecendo destes meios urbanos, sendo que a quantidade de mosquitos foi aumentando gradualmente.

A campanha iniciada em 2006 na cidade de Fiesole, na região da Toscana, já foi alargada a todo o país. Foram distribuídas mais de oito mil caixas - Bat Box- com compartimentos diferenciados, visto que as fêmeas preferem a parte mais quente, que fica em cima, e os machos, que gostam mais de frio, ficam na parte baixa.

Estes refúgios, que podem albergar até 30 morcegos, são colocados em árvores ou no exterior de prédios, a quatro metros de altura.De forma a atrair os morcegos, os caixas foram envelhecidas e têm paredes ásperas com cortes que possibilitam que os morcegos fiquem pendurados de cabeça para baixo.

Passados quatro anos desde o início deste projecto, já foi verificado um aumento da população de morcegos nas cidades que aderiram à iniciativa, embora a colonização seja demorada e só tenha chegado aos 40 por cento.

Posts relacionados:
Morcegos e vinhas
Controlo de pragas em Deltona
Quando a conservação e a cultura andam de mãos dadas
Morcegos são biopesticidas

1 comentário:

Pró-Morcegos disse...

Olá,

Meu nome é Roberto Novaes, sou fundador e coorenador de pesquisa do Projeto Pró-Morcegos (Brasil)e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde trabalho com ecologia de paisagens. Gostaria de lhe parabenizar pelo blog e pela tese. Eu li e gostei bastante do que propôs. Parabéns!