Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

22 de janeiro de 2009

Lançamentos em 2009

Ao que parece o ano de 2009 vai ser um ano com algumas publicações interessantes para os amantes dos morcegos. Por agora deixamos aqui duas sugestões.

Ecological and Behavioral Methods for the Study of Bats (Thomas H. Kunz & Stuart Parsons)
(traduzido da Amazon)

Publicado pela primeira vez em 1988 Ecological and Behavioral Methods for the Study of Bats é amplamente reconhecido como a primeira referência tanto para amadores como para investigadores e profissionais no estudo de morcegos.

Apenas um grupo de mamíferos incluí mais espécies que os morcegos. Os morcegos vivem em todos os continentes excepto na Antárctica, distribuindo-se desde os desertos às florestas tropicais e montanhas, e os seus comportamentos têm um efeito profundo nos ecossistemas em que vivem. Apesar da sua ubiquidade e importância, o estudo dos morcegos constitui um desafio. Este volume mune investigadores, conservacionistas, e consultores com a base ecológica e as necessidades de informação especificas para o estudo, tanto no campo como no laboratório. Os capítulos não só descrevem os métodos mais utilizados no campo e no laboratório, fornecendo também muitos métodos e técnicas inovadoras necessárias para avançar no estudo de morcegos. Este livro descreve como esses métodos são aplicados no estudo da ecologia e comportamento de morcegos, tanto no campo como no laboratório, aconselhando como devem os resultados ser interpretados. O livro inclui quarenta e três capítulos, catorze dos quais são novos relativamente à edição anterior, com informação em ecologia molecular e evolução, bioacústica, comunicação química, dinâmica de voo, modelos de população, e métodos para estudar o crescimento e desenvolvimento pós-natal.

Ilustrado e com contribuições de especialistas de todo o mundo em biologia de morcegos, esta referência contém tudo o que investigadores e gestores de recursos naturais precisam de saber para o estudo e conservação deste amplamente distribuído, ecologicamente vital e diversificado taxon.

O lançamento da segunda edição deste livro está prevista para Maio de 2009, mas a Amazon já está a aceitar encomendas a preço de lançamento aqui.

Handbook of the Bats of Europe and Northwest Africa (Christian Dietz & Otto von Helversen)

Depois da edição alemã, chega agora a vez da edição inglesa com lançamento previsto para Março de 2009.

Com um grande número de fotografias e ilustrações, chaves dicotómicas e mapas de distribuição, este livro promete ser uma importante referência para a identificação de morcegos na Europa. Tendo em conta a qualidade de outros trabalhos dos mesmos autores (Illustrated Identification key to the bats of Europe), que são hoje amplamente utilizados por profissionais e investigadores, as expectativas são grandes.

Para quem esteja à vontade com o Alemão poderá comprar o livro aqui, aqueles que preferirem a versão inglesa podem desde já reservá-lo aqui.

Sem comentários: