Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

18 de agosto de 2009

2ª Noite dos Morcegos em Pombal

Este ano o Grupo Protecção Sicó decidiu mais uma vez associar-se à 13ª Noite Europeia dos Morcegos, organizando a 2ª Noite dos Morcegos de Pombal no dia 29 de Agosto.

Desta vez a saída será efectuada no Vale do Poio Novo (Redinha), canhão fluviocársico utilizado como abrigo por algumas espécies de morcegos, como por exemplo o Morcego-anão e o Morcego-rabudo. Nesta saída esperamos ver e ouvir estas e outras espécies que utilizam este vale como abrigo e como zona de alimentação, tentando ao mesmo tempo identificá-las através das suas vocalizações (utilizando um detector de -ultra-sons).

A concentração será em Pombal (junto à Biblioteca Municipal), estando disponível transporte para levar os participantes até próximo do local onde será efectuada a actividade. Será ainda necessário percorrer um trajecto a pé (percurso não adequado a pessoas com dificuldades de locomoção).

Inscrições até 28 de Agosto (inscrições limitadas), através do telefone 236212054 ou do email gps.sico@gmail.com. Só serão admitidas crianças se acompanhadas por adulto. Será disponibilizada iluminação. Os participantes devem levar calçado de campo, merenda e água.

Seguro e logística: 5€

Data: 29 de Agosto
Local: Vale do Poio (Redinha/Pombal)
Horários: 18h45 - concentração junto à Biblioteca Municipal de Pombal; 20h às 22h - identificação e audição de morcegos com recurso a detector de ultra-sons
Organização: GPS - Grupo Protecção Sicó
Apoio: Câmara Municipal de Pombal

P'la Direcção do GPS,
Cláudia Neves

Sem comentários: