Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

2 de setembro de 2009

Morcego-orelhudo alpino visto pela primeira vez na Catalunha

(in Ciência Hoje)
Espécie pouco estudada é considerada benéfica para o equilíbrio ambiental

Foi recentemente encontrado um exemplar de morcego-orelhudo alpino (
Plecotus macrobullaris) na Catalunha. Esta é primeira vez que este morcego, registado em 1965, é visto nesta região de Espanha. O animal foi encontrado numa gruta no município de Queralbs (comarca de Ripollès, na província de Girona), a 2260 metros de altitude.

A notícia, avançada pelo jornal espanhol «El Mundo», dá conta que até agora este animal só tinha sido avistado (e muito raramente) nos Alpes e na zona central dos Pirenéus (entre 1700 e 2800 metros de altura).

Os investigadores Xavier Puig e Carles Flaquer captaram o animal que posteriormente libertaram, não sem antes o estudarem e catalogarem.

De resto, os investigadores estão a desenvolver um inventário das espécies de morcegos encontradas em Ripollès (com esta são 29) com o objectivo de aplicar medidas de preservação do seu habitat.

Este morcego é considerado muito benéfico para o equilíbrio do meio ambiente pois alimenta-se de insectos durante o Verão, ajudando a controlar o excesso de população destes animais. O Inverno passa-o em grutas a cerca de 2100 metros de altitude.

Apesar do desconhecimento actual da biologia destes morcegos, os cientistas acreditam que a sua presença pode ser um bom indicador da evolução dos ecossistemas das altas montanhas.

Consultar a notícia no "El Mundo"

Sem comentários: