Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

27 de Junho de 2009

Novos Abrigos (II)

No passado dia 10 de Junho foi descoberta uma "nova" colónia. Os indivíduos encontrados pertencem ao género Myotis (que conta com sete espécies diferentes) não sendo possível determinar com certeza qual a espécie.

A colónia está num "túnel" construído para fazer passar uma estrada por cima de uma ribeira, no centro de povoação. Os indivíduos aproveitaram as fendas criadas pela degradação da ponte, e foram encontrados dois grupos de maior dimensão, sendo que os restantes morcegos se encontravam isolados ao longo do túnel, num total aproximado de 80 morcegos.


Apesar de não se ter observado crias, é possível que se trate de uma colónia de criação, já que é frequente nesta época as fêmeas agruparem-se para dar à luz e criarem os seus filhotes. Se assim for é de esperar que as crias tenham nascido entretanto.

Sem comentários: