Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

22 de setembro de 2008

Bats Biology & Behaviour

O Bats Biology & Behaviour, de John D. Altringham, foi o primeiro livro sobre morcegos que li e que continuo a revisitar com alguma frequência. A simplicidade da escrita aliada à complexidade de alguns dos temas abordados, faz deste livro um documento ideal não só para aqueles que se estão a iniciar no mundo dos morcegos, mas também para os que já têm conhecimentos mais ou menos avançados.

Este livro passa em revista diversos aspectos da biologia e comportamento dos morcegos, começando pela sua origem e evolução, passando por algumas das suas características mais distintivas (como o voo e a ecolocalização), e pelo seu comportamento individual e de grupo. Com este trabalho John D. Altringham chama também a atenção para temáticas tão interessantes como a radiação adaptativa, alimentação-óptima, co-evolução e altruísmo recíproco.

O livro encontra-se organizado em 8 capítulos:
1 - The Evolution and Diversity of bats
2 - Flight
3 - Echolocation
4 - Torpor and Hibernation
5 - Reproduction and Development
6 - Behavioural Ecology
7 -Comunity Ecology and the Intereactions Between Bats and Other Organisms
8 - Conservation

Recomendo vivamente!

(clique na imagem para obter mais informações)

Sem comentários: