Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

16 de outubro de 2008

Participação da Houdini em “Os morcegos do Parque”

Por Luzia Sousa

A interação com um animal selvagem, por mais aliciante que possa parecer do ponto de vista dos humanos, pode constituir um acto de violência sobre a espécie em causa, mas também pode ajudar a desmistificar o comportamento de espécies a que o público é menos sensível, contribuindo para a sua conservação.

Foi nesta perspectiva que, em Julho deste ano, com autorização do ICNB, a Houdini participou na actividade “Os morcegos do Parque” (Programa Ciência Viva – Biologia no Verão), organizada pelo Henrique Alves.
Em cada uma das noites, pudemos assistir à transformação do medo inicial numa rendição incondicional à presença da Houdini. Algumas vezes, foi mesmo preciso controlar a vontade de 30 pessoas lhe tocarem.
Sem se mostrar intimidada, qual “estrela da noite”, a Houdini jantava e depois do seu passeio de reconhecimento da assembleia, voltava para a luva.


Hoje, continua a fazer treinos de voo para que seja possível voltar ao seu habitat natural na próxima Primavera.
Embora para a maior parte das pessoas os morcegos não sejam uma obra prima da Natureza, tal como os gatos para Leonardo da Vinci, espero que quem teve a oportunidade de observar de perto a Houdini tenha conseguido perceber que a realidade é melhor do que o mito.

Luzia Sousa, Museu de História Natural da FCUP
Agradecimentos: Luisa Rodrigues, Henrique Alves
Fotografias: João Luis Teixeira

Sem comentários: