Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

27 de outubro de 2008

Noite dos Morcegos no Mosteiro de Tibães (II)

No passado dia 26 de Setembro realizou-se a primeira Noite dos Morcegos no Mosteiro de São Martinho de Tibães. Esta iniciativa surgiu na sequência do trabalho que o Frederico e a Virgínia, alunos de Biologia-Geologia da Universidade do Minho, têm vindo a realizar neste mosteiro e que tem como objectivo identificar as espécies de morcegos e habitats aí presentes.

No início da actividade foi feita uma pequena introdução aos morcegos, e apresentou-se a Houdini aos participantes (com uma credencial do ICNB), o que foi um sucesso e permitiu que os presentes ficassem com uma melhor imagem destes carismáticos animais. Após esta breve apresentação dirigimo-nos para o exterior do mosteiro com o objectivo de ouvir morcegos, recorrendo para isso à utilização de detectores de ultra-sons. Enquanto estivemos no lago foi possível ver e ouvir muitos morcegos, maior parte pertencentes ao género Pipistrellus, e fomos ainda presenteados com alguns chamamentos sociais e pulsos de alimentação. Este momento foi também aproveitado para esclarecer algumas dúvidas levantadas pelos participantes bem como para desmistificar algumas histórias do imaginário popular que surgem associadas aos morcegos. De realçar que durante esta actividade foi possível confirmar a ocorrência de mais uma espécie no Mosteiro de Tibães, o morcego-rabudo (
Tadarida teniotis).

Depois de se termos ouvido os morcegos no exterior do Mosteiro houve ainda tempo para realizar uma visita ao seu interior, onde foi possível observar alguns indivíduos em voo e mostrar o local onde se abriga uma colónia de
Myotis emarginatus/M. nattereri (cuja identificação da espécie ainda não foi possível).

Fotografias da colónia de Myotis
No final enquanto os participantes e organizadores se despediam na entrada do mosteiro, fomos ainda visitados por mais um casal de morcegos como que a dizer adeus e voltem sempre… A confirmação do sucesso da iniciativa, porque é para eles que as fazemos!

Agradecimentos
Maria João Dias Costa e Marta Gonçalves (Mosteiro de S. Martinho de Tibães)
Pedro Gomes (fotografias)

Sítios do Mosteiro
Blog
Intervenções
IPPAR

Sem comentários: