Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

1 de setembro de 2008

European Bat Detector Workshop 2008

O EBDWS deste ano teve lugar na Hungria, entre os dias 13 e 16 de Agosto. O local escolhido foi o Bükk National Park, Felsőtárkány, por ser uma das áreas que apresenta maior diversidade de espécies de morcegos no país.

Com a participação de cerca de 40 pessoas (entre oradores, organizadores e anfitriões) de diferentes países, este evento foi uma excelente oportunidade para a troca de experiências e conhecimento.

A qualidade dos oradores, Danilo Russo e Neil Furey, e das suas apresentações tornaram as palestras extremamente interessantes e enriquecedoras.

As expectativas não foram defraudadas, e a promessa de uma grande diversidade específica veio a confirmar-se durante as saídas nocturnas. Estas saídas contaram não só com uma componente de gravação de ultra-sons, mas também com sessões de captura, e foram uma óptima oportunidade para observar e gravar espécies de morcegos que não se encontram no nosso país – Myotis alcathoe, M. dasycneme ou M. brandtii – ou que não são facilmente observáveis – N. noctula (morcego arborícola grande) e Myotis bechsteinii (morcego de Bechstein).

M. daubentonii (esquerda) e M. alcathoe (direita)
M. bechsteinii
N. noctula (direita) e N. leisleri (esquerda) P. ausrtiacus
Os locais escolhidos para as saídas nocturnas foram:
  • Felsőtárkányi-lake – um lago artificial rodeado por um parque e zona florestal, onde está registada a ocorrência de 24 espécies de morcegos;
  • Attila-well – um pequeno lago situado num vale e rodeado de floresta, onde está registada a ocorrência de 17 espécies de morcegos;
  • Black-cave – uma gruta com uma profundidade máxima de 174m, um dos melhores locais de swarming da Hungria e onde podem ser observadas 14 espécies
No total registei a captura de 16 espécies, com a certeza de que entre espécies gravadas com recurso a ultra-sons, e aquelas em que não estive presente quando capturadas, este número será seguramente superior.

O workshop foi também uma oportunidade para experimentar diferentes detectores de ultra-sons. Para além do já célebre Petterson D240x, foi possível experimentar o Petterson D1000x, Anabat e Avisoft, espero voltar a este assunto com um review dos diferentes equipamentos disponíveis no mercado.

Por último, mas não menos importante, gostaria de destacar o bom ambiente que se viveu durante este workshop em particular durante as noites sociais onde fomos presenteados com vinho húngaro e outras iguarias, mordomia dos anfitriões, e que tão bem souberam depois de árduos dias de trabalho.

Parabéns a toda a organização pelos momentos proporcionados!


(ver fotos no slide show da coluna do lado esquerdo)

Sem comentários: