Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

2 de setembro de 2009

Almargem organizou primeira Noite Europeia dos Morcegos

(in Região Sul)

Vivem, um pouco por todo o Algarve, cerca de dezasseis espécies de morcegos, que se abrigam em árvores, habitações humanas, minas de água e cavidades rochosas. No Barrocal, um conjunto de grutas bem conhecidas alberga populações significativas de espécies raras noutras zonas do país, como é o caso do morcego-rato-pequeno.

Segundo a associação ambientalista Almargem, o abandono continuado e a ausência de uma gestão adequada destes habitats, tem vindo a por em risco a sobrevivência das comunidades de morcegos, ao longo dos últimos anos.

Nesse sentido, a denúncia desta situação foi o objectivo principal da organização a 29 de Agosto, por parte da Associação Almargem, da primeira Noite Europeia dos Morcegos a ter lugar na região.

A Noite Europeia dos Morcegos (European Bat Night) vai já na sua 13ª edição e é uma iniciativa coordenada pelo EUROBATS, secretariado das Nações Unidas que gere o Acordo para a Conservação das Populações de Morcegos Europeus, em vigor desde 1994 (www.eurobats.org). Na noite do último sábado de Agosto, por toda a Europa, milhares de pessoas reúnem-se para observar morcegos e compreender um pouco melhor os seus hábitos e as ameaças que pesam sobre as suas populações.

Apesar do calor e da famosa Noite Branca que, anualmente atrai, nesta mesma data, muitos milhares de pessoas a Loulé, participou no evento um grupo de cerca de 40 pessoas.

A Associação Almargem refere em comunicado esperar "que esta iniciativa possa ter contribuído para sensibilizar as autoridades nacionais e regionais de forma a implementarem as medidas adequadas à conservação dos habitats e das populações de morcegos do Algarve".

BN / RS

Sem comentários: