Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

5 de janeiro de 2009

Biodiversidade: Protecção adiada

Como primeiro post do ano gostaria de deixar um cenário animador sobre o futuro da biodiversidade, mas o relatório parcelar sobre a implementação do plano de acção para a biodiverisidade, divulgado a 16 de Dezembro de 2008, não deixa margem para dúvidas é (praticamente) impossível alcançar os objectivos propostos para 2010, e mesmo que os estados membros da Comissão Europeia queiram chegar perto, será necessário um esforço extraordinário.

Em Maio de 2006 a Comissão adoptou um plano de acção para abrandar a perda de biodiversidade até 2010, mas apesar de bem recebido os progressos estão longe de ser satisfatórios. Como aspecto positivo é destacado o papel da Directiva Aves e Habitats como fundamento legal para a implementação da Rede Natura 2000, a qual compreende, actualmente, 25 000 Sítios, cobrindo cerca de 17% da área total da União Europeia. Contudo o grande fosso entre aquilo que é apenas uma carta de intenções e a protecção efectiva, tem feito com que em muitos casos se verifiquem atropelos constantes aos valores que estes sítios encerram. De facto o paradigma económico continua a basear-se num sistema do tipo business-as-usual em que os estados membros se concentram apenas nos lucros a curto prazo, os quais poderão conduzir a grandes perdas no futuro.

O relatório alerta ainda para aquela que poderá ser uma das principais ameaças para a biodiversidade, a expansão do sector agrícola, não apenas devido a uma maior procura de alimentos, mas também pelo mercado emergente dos bio-combustíveis.

Destaque ainda para para o site da BirdLife International, onde, a propósito deste tema, se pode ler que esta organização considera especialmente embaraçoso que seis governos (Grécia, Itália, Malta, Portugal, Eslováquia e Luxemburgo) nem se deram ao trabalho de responder às questões da Comissão aquando da compilação do relatório... Pergunto-me porquê?


Recursos
- A mid-term assessment of implementing the EC biodiversity action plan
- European Commission: EU Biodiversity Action Plan Report 2008
- 2010 biodiversity target is a hundred years away (BirdLife International)
- EU admits failure to protect biodiversity (Environmental News Network)

Sem comentários: