Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

27 de fevereiro de 2009

Extinção iminente

Na edição de Janeiro da Bat Conservation Times chama-se a atenção para o risco iminente de extinção da espécie Pipistrellus murrayi. Esta espécie existe apenas na Ilha Natal (Austrália) e poderá tornar-se extinta, vítima de predadores introduzidos, durante este ano. Para evitar esta extinção, cientistas e conservacionistas estão a propor um programa de reprodução em cativeiro para os próximos 10 anos.

Greg Richars, conservacionista australiano e membro da BCI, diz que há 25 anos esta espécie era bastante comum em toda a ilha, mas numa monitorização conduzida em 2006 em 44 locais distintos, a espécie apenas foi detectada em 8. Actualmente os cientistas sugerem que poderão existir apenas 30 a 50 indivíduos.

Na origem deste declínio estão predadores introduzidos como cobras, que trepam árvores e capturam morcegos que aí se abrigam, e mais recentemente uma centopeia gigante que invadiu toda a ilha e que se terá tornado o principal predador desta espécie. Uma outra espécie, também ela introduzida é uma formiga (
Anoplolepis gracilipes) que para além de poder predar morcegos, pode consumir muitas presas de morcegos no estado larvar, conduzindo à morte de morcegos por falta de alimento. Acrescido a estes fenómenos, numa tentativa de controlar estas formigas, foram utilizadas grandes quantidades de insecticidas, o que terá contribuído para uma ainda maior diminuição de presas.

Os investigadores no terreno consideram que a única coisa a fazer para salvar esta espécie da extinção é recolher alguns exemplares e formar uma colónia de criação em cativeiro, o que irá necessitar de uma grande injecção de capital e um compromisso de 10 anos, o tempo que seria necessário para uma re-introdução na natureza. Para isso estão a pedir ao governo Australiano que apoie este plano solicitando a todos que expressem a sua preocupação junto do Ministro do Ambiente, Património e Artes através do site http://www.aph.gov.au/house/members/member.asp?id=HV4.



Centopeia gigante a predar um morcego
(fonte: http://www.damninteresting.com/?p=605)

Sem comentários: