Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

18 de junho de 2009

Dias de Sicó: Carvalhais e Morcegos

A Terras de Sicó, com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e a EEA Grants, está a promover uma iniciativa, "Dias de Sicó", que, através de passeios temáticos, pretende dar a conhecer a fauna e flora locais, bem como a gastronomia e valores tradicionais da região. No contexto desta iniciativa irá decorrer em Ansião, no dia 18 de Julho, a actividade "Carvalhais e Morcegos", um passeio ao longo dos bosques de carvalho-cerquinho, habitat para diversas espécies de morcegos que, com o apoio de um detector de ultra-sons, poderão ser ouvidas e observadas.
(clique na imagem para o programa completo e ficha de inscrição)

2 comentários:

alfazema disse...

Ontém quase apanhei um, mas não consegui. Assustou/se com a cedela e foi para o pinhal.

Tive um durante 1 M|es mas morreu. N\ao soub]emos trat]a/lo

Morceguismos disse...

Olá. Obrigado pelo su comentário. Não sei em que circuntâncias apanhou o morcego, mas tratam-se de espécies protegidas que não podem ser capturadas nem mantidas em cativeiro sem a devida autorização legal. Se os animais em causa estavam feridos ou debelitados deveriam ser encaminhadas para alguém com experiência. Para além disso, apesar de não haver nenhum caso de raiva em morcegos em Portugal, os morcegos podem ser portadores do virus responsável por esta doença, pelo que apenas devem ser manipulados por quem tenha a vacina da raiva. Quem não tenha esta vacina deverá evitar o contacto directo com estes animais. Caso volte a encontrar morcegos que necessitem de tratamento e/ou caompanhamento sugiro que entre em contacto comigo através do mail morceguismos@gmail.com, devendo capturar o animal utilizando luvas, ou preferencialmente colocando-o numa caixa sem entrar em contacto directo.