Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

5 de novembro de 2008

Poderá ter sido identificado o responsável pelo síndroma do nariz-branco

O síndroma do nariz-branco já foi responsável pela morte de mais de 100 000 morcegos nos Estados Unidos. Este síndroma atinge de forma fulminante morcegos em hibernação e desde o inverno de 2006-2007 o declínio da população em alguns abrigos de hibernação excedeu os 75%. Esta enfermidade manifesta-se pela presença de um de fungo branco nas narinas, ouvidos e membranas alares.

(Myotis lucifugus com síndroma do nariz-branco. Al Hicks/NY DEC in http://www.sciencenews.org/)

A causa desta elevada mortalidade constitui um grande quebra-cabeças que tem despertado a atenção de diversos cientistas e decisores. Recentemente poderão ter sido dados passos importantes para a sua resolução, e no passado dia 30 de Setembro foi publicado na revista Science um artigo segundo o qual um fungo que ainda não tinha sido descrito poderá estar na origem deste síndroma. O fungo em causa pertence ao grupo Geomyces para o qual as baixas temperaturas representam a condição óptima de crescimento e reprodução. No entanto os investigadores ainda não sabem se este fungo é o único factor que está a provocar a mortalidade.

A consultar:
- Bat White-Nose Syndrome: An Emerging Fungal Pathogen?
- Bat syndrome's telltale white nose-mold new to science
- Newly Identified Fungus Implicated in White-Nose Syndrome in Bats: Mysterious Bat Disease Decimates Colonies in the Northeast

Sem comentários: