Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

1 de maio de 2011

Atlas dos Morcegos

Neste que é o Ano do Morcego, arrancou o projecto do Atlas dos Morcegos de Portugal Continental, como não poderia deixar de ser o Morceguismos apoia de forma incondicional esta iniciativa. Convidamos desde já todos aqueles que estejam interessados em participar e contribuir para este importante projecto a consultarem a página, onde poderão encontrar toda a informação!

Em Portugal tem-se vindo a assistir a um crescente interesse na biologia dos morcegos, no entanto pouco é ainda conhecido sobre a distribuição de algumas das espécies que ocorrem no território continental, bem como os factores ecológicos e históricos que originaram estes padrões.

Esta lacuna no conhecimento deste grupo tem óbvias implicações na sua conservação, já que as decisões estão, em muito, dependentes da informação existente sobre a distribuição e/ou presença de cada espécie.

Assim, e em resultado da iniciativa de alguns elementos de equipas de Avaliação de Impactes Ambientais envolvidos na monitorização de morcegos, o ICNB lançou o projecto “Atlas de Morcegos de Portugal Continental”.

Este projecto, essencialmente baseado em trabalho voluntário, tem como principais objectivos:
  • Cartografar a actual distribuição das espécies de morcegos em Portugal continental;
  • Criar uma base de dados georreferenciada, que permita um acesso fácil e generalizado à informação;
  • Descrever padrões de variação de riqueza específica de morcegos;
  • Disponibilizar informação para investigação, planeamento e gestão aplicados à conservação.
Não menos importante, pretendemos também:
  • Integrado no Ano do Morcego, contribuir para a divulgação da importância da conservação dos morcegos junto das populações e de todas as entidades com responsabilidade na gestão do território;
  • Contribuir para a mobilização e estímulo dos profissionais e outros interessados em questões relacionadas com os morcegos.
Este projecto é assim aberto à participação de todos, mais ou menos experientes em trabalhos com morcegos. Se está interessado em participar seja muito bem-vindo! Se tiver dúvidas consulte a nossa lista de perguntas frequentes.

Sem comentários: