Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

21 de abril de 2011

Ano do Morcego!

Durante 2011 e 2012 celebra-se o Ano do Morcego.

Esta campanha resulta dos esforços conjuntos da Convenção de Bona sobre a Conservação das Espécies Migradoras Pertencentes à Fauna Selvagem e do Acordo sobre a Conservação dos Morcegos Europeus - EUROBATS, e pretende promover a conservação, investigação e educação sobre as quase 1200 espécies de morcegos que existem no mundo, cerca de metade das quais se encontra ameaçada de extinção. Particular ênfase será dada à divulgação da importância dos morcegos para o Homem e para os ecossistemas, por exemplo, como controladores de pragas e como dispersores de sementes.

Pode ficar a saber mais sobre esta iniciativa aqui e aqui.

Sem comentários: