Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

11 de abril de 2012

Monitorização de Inverno!

Este ano até os mais distraídos se aperceberam da seca extrema e das temperaturas elevadas que se fizeram sentir no Inverno. Naturalmente estas condições anormais provocam alterações no comportamento sazonal de diferentes organismos.

Embora não exista uma recolha de informação sistemática nem um tratamento de dados rigoroso, foi possível notar nesta época de hibernação algumas diferenças relativamente a anos anteriores. Alguns abrigos em que, pela sua dimensão e configuração, as condições atmosféricas estão mais dependentes do exterior, apresentavam um número de indivíduos inferior ao habitual. Por outro lado, em abrigos de maior dimensão e com condições mais favoráveis à hibernação, havia muitos indivíduos activos em zonas próximas da entrada, embora nas zonas de temperaturas mais baixas houvesse também indivíduos em hibernação.

Apesar das condições meteorológicas anormais que se fizeram sentir este Inverno, é sempre bom verificar que mesmo assim há importantes colónias que se mantêm, como é o caso da grande colónia mista de Rhinolophus euryale e R. mehelyi da foto em baixo.


Agradeço também a todas as pessoas que colaboraram comigo nestas e noutras monitorizações deixando uma foto da equipa de monitorização deste ano!

Da esquerda para a direita: Isabel Sá, João Rodrigues, Francisco Amorim, Helena Santos, Nuno Pinto e Anabela Amado. Faltam a Virgínia Duro e o Frederico Oliveira que não estavam presentes neste dia mas que também participaram!

Sem comentários: