Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

1 de maio de 2011

Sindrome do nariz branco poderá ser nativo da Europa

A hipótese Geomyces destructans, a causa mais provável do Síndrome do Nariz Branco, que tem vindo a dizimar as populações de morcegos nos Estados Unidos da América, ser nativo da Europa tem vindo a ganhar a força. Um estudo recente publicado na revista Plos One, confirma que o fungo está presente em oito países europeus espalhando-se por uma distância até 2000km de Oeste a Este.

O facto deste fungo ter sido detectado em vários locais da Europa sem que no entanto se tenham registados episódios de mortalidade massivos, como acontece nos Estados Unidos, sugere que este fungo é nativo da Europa. No entanto este estudo alerta para a necessidade de estudar colecções de espécimes de morcegos, ou de amostras de solo de grutas, para confirmar a presença deste fungo na Europa antes de 2008.


Leitura adicional
- Síndroma do nariz branco detectado em França
- Síndroma do Nariz Branco (III)
- Estarão os espeleólogos e curiosos a contribuir para a disseminação do WNS
- Síndroma do Nariz-Branco (II)

Sem comentários: