Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

27 de abril de 2011

Duas bolsas BCI para Portugal!

Todos os anos a Bat Conservation International, uma prestigiada ONG que se dedica ao estudo e conservação de morcegos em todo o mundo, atribui bolsas a estudantes de todo o mundo que conduzam investigação relevante para a conservação. No site desta organização pode ler-se "exceptionally talented students in research initiatives that will contribute the new knowledge that is essential to conserving bats and the ecosystems they serve worldwide".

Este ano das 19 bolsas atribuídas, duas foram atribuídas a estudantes portugueses excepcionalmente talentosos, mostrando que em Portugal se faz boa ciência, e que em relação à conservação de morcegos a investigação continua de boa saúde e recomenda-se.

Parabéns ao Bruno Silva e à Helena Santos por este mais que merecido reconhecimento.

Bruno Silva (Évora University, Portugal) "Automated acoustic identification of bat species, Portugal"

Helena Santos (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal) "Using species distribution modeling to predict bat fatality risk at wind farms, Portugal."

Sem comentários: