Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

11 de janeiro de 2011

Jornadas Quiropterianas

Toda a informação aqui.

A FPE-Federação Portuguesa de Espeleologia, a Fundação Curtursintra, AES-Associação dos Espeleólogos de Sintra e o GEM-Grupo de Espeleologia e Montanhismo, decidiram promover, em regime de co-organização, a primeira edição das Jornadas Quiropterianas, sob o tema da Monitorização de Morcegos, na oportunidade da celebração do Ano Morcego em 2011/2012, declarado pela Convenção de Bona e EUROBATS.

Desta forma, vimos por este meio convidar V.Exa que nos honrasse com a sua presença neste evento – Sábado dia 15/01, no Palácio da Regaleira a partir das 10:30h (programa em anexo).

As Jornadas Quiropterianas visam consolidar os projectos de salvaguarda e investigação sobre quirópteros desenvolvidos em Portugal, assim como mover acções de informação e divulgação ambiental decorrentes dessa investigação.

Estas Jornadas serão encontros informais de convívio e partilha da experiencias de cada um, sobre a realidade da monitorização de morcegos e pretendem suscitar novas questões no seio da comunidade científica que podem levar a uma nova abordagem sobre as monitorizações, evidenciando novas soluções a aplicar, erros a corrigir, dificuldades a superar, a necessidade de normalização de registos, etc.

Para além dos membros do Grupo Temático para os Quirópteros da CCient. da Federação Portuguesa de Espeleologia, de quem esperamos o maior contributo vivencial, esperamos ter também entre nós, os habituais colaboradores nesta importante actividade, assim como os que se iniciaram ou querem iniciar-se nesta aventura do conhecimento quiropteriano.
Ficamos na expectativa de suas notícias, cordialmente apresento os meus melhores cumprimentos,

Gabriel Mendes
Presidente da Comissão Científica
da Federação Portuguesa

ciencia@fpe-espeleo.org
www.fpe-espeleo.org

Sem comentários: