Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

14 de julho de 2010

Venha conhecer os morcegos!

Nos últimos anos o interesse pelos morcegos, bem como o seu conhecimento, tem aumentado de forma significativa entre a comunidade civil. Mas este resultado só tem sido possível pelo empenho e dedicação de um grupo (felizmente) cada vez maior de pessoas que se multiplicam em diversas acções de sensibilização em todo o país.

Já no próximo fim-de-semana realizam-se os seguintes passeios: Morcegos no Castelo e Morcegos no Mosteiro são iniciativas conjuntas entre a empresa Natuga, o Castelo de são Jorge (Lisboa) e o Mosteiro de Tibães (Braga), respectivamente, que se realizam todos os meses, sendo as próximas saídas dia 16 e 17 de Julho (Castelo e Mosteiro), 14 de Agosto e 3 de Setembro (Mosteiro). Para mais informações e inscrições consulte os sites Natuga e Mosteiro de Tibães.

O
GPS (Grupo de Protecção de Sicó) organiza também no próximo dia 17 de Julho a 3ª Noite de Morcegos de Pombal, com um passeio junto ao Rio Arunca, onde se espera ver e ouvir algumas das espécies que utilizam a zona do rio como área de alimentação. A mesma organização promove no dia 28 de Agosto a 4ª Noite de Morcegos de Pombal que se insere na 14ª Noite Europeia dos Morcegos. Para mais informações e inscrições consulte o site do GPS.

O CMIA de Vila d
o Conde organiza no dia 23 de Julho o Workshop A realidade oculta dos morcegos. Esta actividade será dividida em duas partes, com uma componente teórica que abordará diversos aspectos o comportamento e biologia dos morcegos, e uma componente prática de observação e localização de morcegos. Para mais informações e inscrições consulte o site do CMIA.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela excelente iniciativa! Já criei um link para o blog de vocês no site da SBEQ (www.sbeq.org).