Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

18 de agosto de 2009

Descoberta de mais uma importante colónia de criação em Sintra

Por Dora Querido (AES)

Na passada quarta-feira, dia 5 de Agosto, ficou confirmada a existência de uma colónia de criação de Morcego-de-ferradura-mediterrânico (Rhinolophus euryale) num dos aquedutos que abastece de água a Quinta da Regaleira, em Sintra. A colónia é constituída por cerca de 250 a 300 indivíduos, sendo por isso uma colónia de importância nacional que irá integrar o plano nacional de monitorização de colónias importantes de Morcegos. A espécie está classificada como “Criticamente em Perigo” uma vez que apenas se conhecem menos de 1000 indivíduos em todo o território nacional.

Esta importante descoberta surgiu aquando das obras de melhoramento dos 7 km de aquedutos que abastecem de água a Quinta da Regaleira, propriedade da Cultursintra, Fundação que gere o património da Quinta. Devido ao longo trabalho de sensibilização para a conservação dos morcegos que a Associação dos Espeleólogos de Sintra (AES) tem efectuado junto dos trabalhadores e responsáveis da Regaleira, estes reportaram à associação a descoberta de quantidades significativas de guano numa das clarabóias dos aquedutos. O local foi inicialmente visitado por membros da AES que constataram a presença de uma grande colónia do género Rhinolophus (morcegos de ferradura), potencialmente da espécie Rhinolophus euryale, tendo por isso sido organizada uma segunda visita para a captura de alguns indivíduos a fim de determinar a espécie de forma inequívoca. Esta saída contou com diversos entusiastas do mundo dos morcegos e foi coordenada por Maria João Pereira (Investigadora do Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa) que capturou, identificou e analisou 4 espécimes da colónia.

Fazendo fé na memória dos funcionários encarregues de vistoriar a rede de aquedutos e minas deste complexo, tudo indica que a colónia não se tenha fixado há mais de dois anos neste local, podendo mesmo tratar-se de uma colónia desaparecida da Gruta da Assafora (20 Km de Sintra), que abandonado a cavidade há mais de 15 anos.

Sintra já albergava, num dos seus morcegários - estrutura construída com a finalidade de albergar e monitorizar os morcegos através do registo contínuo de imagens e dados complementares - da Quinta da Regaleira, a maior colónia de criação conhecida de Morcego-de-ferradura-pequeno (Rhinolophus hipposideros), existindo também a 2km, no Palácio de Monserrate, uma segunda colónia de criação da mesma espécie. À semelhança do Morcego-de-ferradura-mediterrânico também o Morcego-de-ferradura-pequeno apresenta estatuto de conservação preocupante (vulnerável). Com a descoberta desta nova colónia de Morcego-de-ferradura-mediterrânico, que representa quase um terço do total de indivíduos conhecidos em Portugal, Sintra assume um lugar de destaque para a sensibilização, conservação e investigação dos Morcegos em Portugal.

A AES tem vindo a ser desenvolver nos últimos 20 anos um longo trabalho na divulgação e sensibilização para a importância dos quirópteros, não só junto dos trabalhadores e responsáveis pela Quinta da Regaleira, mas também junto da população em geral de modo a que o património natural que Sintra alberga seja valorizado.


Sem comentários: