Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

27 de junho de 2009

Visita a colónia de morcegos na Feira de S. João

(fonte: http://www.quercus.pt/)
27 | Junho de 2009

Évora

No âmbito da Feira de Sª João 2009, a ocorrer na cidade de Évora entre 19 e 31 de Junho, é com prazer que o Núcleo Regional Beja/Évora da Quercus - ANCN, convida todos os interessados para um pequeno passeio de contacto com a Natureza, até à gruta da Nogueirinha para observação e identificação de morcegos cavernícolas e arboricolas, no próximo Sábado, dia 27.

O passeio tem inicio às 18h no stand da Quercus, situado na avenida principal do recinto da Feira, em frente ao Parque Infantil.

Ali haverá uma pequena abordagem ao tema, sendo a partida para a Serra de Monfurado às 18h e 30 m. A chegada à gruta realiza-se num percurso de 1 km, com índice de dificuldade fácil. Na gruta tentaremos identificar as diversas espécies de morcegos, sem entrar para não haver perturbação. Que tiver oportunidade pode levar lanterna, sendo que está previsto o retorno pelas 22h da noite.

A visita é guiada por Tiago Marques, que se tem dedicado ao estudo dos morcegos em Portugal e no estrangeiro, com um conhecimento aprofundado da temática nos Sitios da Rede Natura 2000 da serra de Monfurado e Cabrela.

A gruta da Noguerinha situa-se em pleno Sitio Rede Natura 2000 da Serra de Monfurado, caracterizado por extensos montados de Sobreiro (Quercus suber) e Azinheira (Quercus Rotundifolia) em bom estado de conservação e elevada biodiversidade, sendo um dos valores naturais emblemáticos as diversificadas espécies de morcegos cavernicolas e arboricolas.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no stand da Quercus situado no recinto da feira ou através dos contactos:

Alexandre Pereira
961711234
alexandre.lafuente@gmail.com

Esperamos por si...na hora dos morcegos!

2 comentários:

Unknown disse...

caros amigos venho aqui colocar a localização de uma colonia de morcegos com cerca de 30 ind(à 4 anos atrás)situada dentro da linha de agua da barragem do odelouca silves, colem as coord. no google earth "gruta de morcegos" lat=37.2995673612, lon=-8.45757932291

Unknown disse...

melhores resultados se colarem 37.2995673612, -8.45757932291 no espaço voar para