Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

4 de dezembro de 2008

Software de análise de ultra-sons (I)

Recentemente os softwares de utilização livre têm vindo a conquistar o seu espaço junto dos utilizadores informáticos, e no meio de uma panóplia de programas surgem alguns de edição e visualização de ficheiros de som.

Tive conhecimento, por intermédio de um amigo e colega de trabalho, do
WaveSurfer, e depois de experimentar deixo aqui uma breve análise.

Aspectos Positivos:

- Aspecto gráfico;
- Fácil utilização;
- Ao deslocar o cursor no espectro de potência dá o valor de frequência em cada momento (ver figura).

Aspectos Negativos:
- Não permite multiplicar a frequência e o tempo por 10 (tempo expandido);
- Não é possível mudar a escala e fazer zoom no oscilograma.

Para uma utilização menos criteriosa penso que é uma interessante solução, no entanto é necessário ter em atenção que devem sempre multiplicar a frequência apresentada por 10 e dividir o tempo pelo mesmo factor. A principal limitação é o facto de não ser possível tirar os valores de tempo no oscilograma.

Deixo também um manual da Avon Bat Group que explica como o WaveSurfer pode ser utilizado para a análise de ultra-sons (Sonogram Analysis).

2 comentários:

ALFARO disse...

Olá, como estão? Minha pergunta Software análise de ultra-sons (I), pode ser baixado gratuitamente? ou tem um valor económico?

Obrigado.

Alfarobat

Famorim disse...

Tal como é dito no post, este software é de utilização livre, e pode ser descarregado em http://www.speech.kth.se/wavesurfer/.

Cumprimentos,
Francisco Amorim