Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

7 de outubro de 2008

Lista Vermelha da IUCN Revela Crise Mundial de Mamíferos

A actualização da Lista Vermelha da IUCN, durante o World Conservation Congress em Barcelona, revelou uma crise de extinção de mamíferos, sendo que um em cada quatro está em risco de desaparecer para sempre.

De acordo com os dados da IUCN, o número de espécies de mamíferos ameaçadas passou de 1094 em 2007, para 1141 em 2008, número que representa 21% de todas as espécies de mamíferos avaliadas. Este aumento deve-se a um incremento no número de espécies de mamíferos classificadas com as duas categorias de ameaça mais elevadas, Criticamente em Perigo (CR) e Em Perigo (EN), já que houve um decréscimo no número de mamíferos classificado como Vulnerável (VU), a terceira categoria que confere estatuto de ameaça às espécies.

De todas as espécies de mamíferos consideradas ameaçadas 11 estão presentes em Portugal.

No que diz respeito aos Morcegos, das 1 150 espécies avaliadas, 5 foram classificadas como extintas e 177 como ameaçadas. Dos morcegos presentes em Portugal, apenas o Morcego-lanudo (
Myotis emarginatus) mudou de categoria, passando de Vulnevável (VU) para Pouco Preocupante (LC), o que se traduz numa melhoria.

Para mais informações sobre os resultados e notícias deste congresso, consulte o site da IUCN.


Nota: Os números apresentados, bem como as categorias, referem-se a uma avaliação global da IUCN, para informações sobre os estatutos das espécies em cada país deverá consultar-se o respectivo Livro Vermelho, em Portugal poderá fazê-lo aqui.

Sem comentários: