Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

19 de setembro de 2008

Morcegos no Brasil

(retirado de Foro Murciélagos)

Estamos a partir de hoje divulgando a venda do livro: "Morcegos
no Brasil: Biologia, Sistemática,Ecologia e Conservação". O livro tem formato 21 x 29 cm, 568 páginas e possui encartado um CD com todas as imagens coloridas (já que as mesmas não constam no livro, exceto tabelas e alguns gráficos), além de alguns trechos de filmes/vídeos (cedidos por Rosane V. Marques, Fernando M. Ramos e Susi M. Pacheco " capítulos de reprodução e morcegos urbanos) e de ultra-sons, gentilmente cedidos pelas Drª Elisabeth Kalko, Drª Erika Sampaio e Drª Deborah Faria, presentes em seu capitulo de ecolocalização. Este CD não pode ser vendido separadamente.
O livro consta de 5 seções:

Seção I. Sistemática e Evolução com cinco capítulos. É apresentada a diversidade de espécies de morcegos ocorrentes no Brasil, incluindo uma chave de famílias e sua distribuição com o comentário dos autores (Capítulos 1 e 2). No Capítulo 3 passará a entender um pouco mais sobre a filogeografia do grupo, e no Capítulo 4, sua evolução e principais registros fósseis.

Seção II. Métodos Empregados no Estudo de Quirópteros aborda as diferentes metodologias empregadas para a sua fixação e conservação (taxidermia e limpeza de crânios) para fins de coleção científica (Capítulo 5), ou para a captura com o uso das tradicionais redes de neblina e de dossel, ou harp-trap, nem sempre empregada, e a marcação de morcegos (Capítulo 6). O capítulo 7 trata de um dos recursos mais modernos de identificação de espécies e de estudo comportamental e ecológico através da captação de ultra-som, e no Capítulo 8 vocês terão informações sobre trabalhos de ponta com citogenética e marcadores moleculares.

Seção III
. Aspectos Biológicos, Fisiológicos e Comportamentais. Há informações sobre os ectoparasitas mais comuns nos morcegos (Capítulo 9) e a presença de endoparasitas, grupo muito pouco estudado no país (Capítulo 10), que inclui uma chave de helmintos. O capítulo 11 versa sobre reprodução mostrando diferentes sistemas de acasalamento, comportamento, morfologia estrutural de gônadas. O desenvolvimento embrionário e fetal, o parto freqüentemente de cabeça para baixo, o comportamento parental e o desenvolvimento pós-natal até a fase adulta são tratados nos Capítulos 12 e 13. O Capítulo 14 apresenta uma abordagem sem igual sobre as espécies hematófagas " vampiros " seus hábitos e habitats, comportamentos e sua missão ecológica, além da fragilidade, em especial, de Desmodus rotundus, em se tratando de sua fisiologia alimentar no Capítulo 15.

Seção IV
trata a Ecologia e Conservação. O Capítulo 16 mostra os hábitos alimentares desses mamíferos; nos subcapítulos, os autores apresentam a diversidade e a colaboração que o táxon presta ao homem e ao meio ambiente, na forma de dispersão de sementes, polinização de espécies vegetais (Subcapítulos 16.1, 16.2, 16.3) e no controle de presas (Subcapítulo 16.4). No Capítulo 17 é apresentada a atual distribuição geográfica das espécies em cada bioma brasileiro (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica (Nordeste, Sudeste e Sul), Parque Nacional de Iguaçu, Floresta com Araucária e Campos Sulinos) e, porque são necessários estudos para ampliar o conhecimento destas espécies (Subcapítulos 17.1 a 17.10). No Capitulo 18 é tratada a ecologia química, um dos ramos da ecologia, e no Capítulo 19 dados sobre a fragmentação florestal e porque os morcegos podem servir como bioindicadores de ambientes. No Capítulo 20, são apresentadas informações sobre migração e deslocamento de morcegos, o que já foi realizado no Brasil e o que ainda necessitamos fazer! Veja no Capítulo 21 como está a conservação de morcegos no nosso país.

Seção V
. Morcegos e o Homem são apresentadas algumas relações existentes entre os morcegos e o homem, tais como a necessidade de manejo de populações de espécies hematófagas que atacam herbívoros (Capítulo 22), a prevenção e a saúde pública, cuidados que devem ser observados na manipulação de espécimes e as principais doenças a eles relacionadas (Capítulo 23). No capítulo 24 e subcapítulos 24.1 a 24.3 os temas estão relacionados aos morcegos em áreas urbanas presentes em algumas cidades do Sudeste e Sul do país, as espécies fitófagas do Centro-Oeste. O impacto ambiental ameaçando quirópteros é tratado no Capítulo 25. No Capítulo 26 você verificará como utilizar a Internet e encontrar as respostas para algumas de suas dúvidas em sites e grupos de discussão nacionais e estrangeiros. O mundo dos mitos e crendices é apresentado no capítulo 27. Finalmente, no Capítulo 28 são apresentados dados sobre a importância da educação ambiental.

O livro custa R$ 80,00. Mas esse valor é válido para a venda de 300 livros. Já temos 18 livros vendidos e 52 exemplares encomendados (até dia 05/09). O valor deve ser enviado via cheque ou dinheiro para:

ISAUVER/SBEQ
Susi Missel Pacheco

Av. Pernambuco 2623 sala 404
Floresta
Porto Alegre/RS

90240-005
Fone: (51) 8413-7808 / 99591407


O lançamento oficial será durante o Simpósio de Quirópteros " já divulgado nessa rede, no dia 18 de setembro de 2008. O valor será repassado à editora que entrará em contato com cada comprador para informar a taxa de entrega via correio. Quem for de Porto Alegre e arredores, poderá buscar o livro sem esse ônus na sede do Instituto Sauver.


Desde já agradecemos e convidamos você a comprar o livro.


Atenciosamente

Susi Pacheco

Rosane Marques
Carlos Esbérard

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá! Amigos preciso de ajuda em relação a que material utilizar para identificação e mais informaçoes sobre morcegos,quero fazer um levantamento sobre os mesmo na regiao oeste da bahia,nas carvenas de são desidério. conto com ajuda de vcs.
Obrigada!

Edna Albernaz
edna_albernaz@hotmail.com

Unknown disse...

Oi, Boa noite. como faço para comprar esse livro????