Blog optimizado para Mozilla Firefox

O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.

Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.

No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.

Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.

16 de abril de 2012

Dicotomia perfeita!

Quem trabalha com morcegos sabe como a distinção entre espécies pode, por vezes, ser extremamente difícil. Em algumas espécies, como é Rhinolophus euryale (Morcego-de-ferradura-mediterrânico) e R. mehelyi (Morcego-de-ferradura-mourisco) a distinção baseia-se, na maioria dos casos, em pequenas diferenças morfológicas

Rinolophus euryale (esquerda) e Rhinolophus mehelyi (direita)

No caso dos indivíduos da fotografia as diferenças eram particularmente evidentes, e quando assim é, nós agradecemos a colaboração. A característica que permitiu a confirmação das espécies foi a forma da lanceta (ver esquema em baixo), no entanto, o que salta logo à vista são as diferenças na coloração. Embora esta característica não seja diagnosticante, a coloração castanho-avermelhada parece ser comum na Peninsula Ibérica em indivíduos da espécie
R. mehelyi. No livro Bats of Briain, Europe and Northwest Africa ela é referida como comum na Sardenha, embora rara no resto da Europa.
(a) Lanceta; (b) processo conectivo; (c) "sella"; (d) ferradura
Diferenças entre R. euryale (A) e R. mehelyi (B)
(adaptado de Dietz et al., 2010 e Palmeirim, 1990)

A Chave ilustrada simplificada de identificação das espécies de morcegos presentes em Portugal Continental refere da seguinte forma as diferenças na lanceta:

R. euryale: de frente, a lanceta estreita gradualmente até à ponta, que é arredondada (tem um estreitamento sensivelmente a meio)
R. mehelyi: visto de frente, a lanceta estreita abruptamente no meio e termina numa ponta linear.

Sem comentários: