O MORCEGUISMOS é um espaço inteiramente dedicado aos morcegos e pretende ser um veículo de divulgação e sensibilização. Neste espaço cabe a divulgação de projectos em curso ou concluídos, notícias, e actividades diversas.
Para além disso pretende-se que contribua para uma aproximação do público a este grupo faunístico, e que este público tome parte no aumento do conhecimento sobre morcegos em Portugal, nomeadamente através da informação sobre abrigos de que tenham conhecimento.
No futuro pretende-se ainda criar uma linha de apoio a qualquer assunto relacionado com morcegos, como seja o socorro de morcegos encontrados feridos ou a perturbação de abrigos, entre outros.
Espera-se desta forma dar um contributo importante para a conservação das espécies de morcegos portuguesas.
Ultimamente são cada vez mais os relatos que nos chegam de morcegos entregues em centros de recuperação de animais, um indicador de que o público em geral está mais alerta para a necessidade de conservação deste grupo. Deixo-vos o relato de uma libertação de um Morcego-de-peluche pelo Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa (post original).
Libertação de um morcego-de-peluche (Miniopterus schreibersii)
25 de Fevereiro de 2010
Quinta de Marim, Olhão

Este pequeno mamífero foi encontrado e recolhido pelos vigilantes da natureza do Parque Natural da Ria Formosa que o encaminharam para o RIAS. Apresentava-se bastante molhado quando chegou ao centro tendo o processo de recuperação envolvido secagem e alimentação.
Este indivíduo tinha sido anilhado em Alte no ano de 2004, sendo esta recaptura um importante registo para o estudo a decorrer.
Por se encontrar bastante activo e apto para ser devolvido à natureza, foi libertado, ao escurecer, na Quinta de Marim, tendo sido baptizado pelos presentes de "Sebastião, o Conde de Contar".
Sem comentários:
Enviar um comentário